Notícias Formação inicial (08/06/2013 - 11:47)      

Corregedor do TJSP faz palestra a novos juízes do TJPI

A Escola Superior de Magistratura do Estado do Piauí - ESMEPI e a Escola Judiciária do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí - EJUD-PI, deram continuidade ao curso de formação de novos juízes na noite da última sexta-feira, 07.06, com palestra do Corregedor Geral de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador José Renato Nalini, através de videoconferência, transmitida no espaço do Tribunal Pleno do TJPI.

Presidindo a videoconferência, o diretor da ESMEPI, desembargador Edvaldo Pereira de Moura, contando com as presenças dos pares Pedro Macêdo, Sebastião Martins, Oton Lustosa e Fernando Lopes e Silva Neto e também da professora doutora Leila Maria D’Ajuda Bijos. Na plateia, além de alunos regulares da ESMEPI, os 25 novos juízes empossados em março último pela presidente do TJPI, desembargadora Eulália Pinheiro. O advogado Campelo Filho, representando a OAB e o juiz do TRT-PI Roberto Braga também se fizeram presentes à reunião.

O curso oferecido pela ESMEPI e EJUD-PI aos novos juízes é obrigatório e tem por finalidade habituar e treinar os novos magistrados à rotina dos trabalhos do Judiciário estadual, ao mesmo tempo em que proporciona aprimoramento aos novos magistrados. O curso de formação de novos juízes tem continuidade na manhã de sábado, 08.06, no auditório do Pleno do TJPI.

José Renato Nalini possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais (PUC - Campinas, 1971), mestrado em Direito Constitucional (USP, 1992) e doutorado em Direito Constitucional (USP, 2000). Exerceu a docência nas seguintes instituições, ministrando, respectivamente, as seguintes disciplinas: Instituto de Educação Experimental de Jundiaí-SP (1971-73), Economia Política; PUC - Campinas (1974-76), Teoria Geral do Estado; Escola Superior de Educação Física de Jundiaí-SP (1974-76), Sociologia; Faculdade de Engenharia da Fundação Educacional de Barretos (1976-79), Introdução ao Estudo do Direito; Universidade Paulista (1992-2004), Direito Constitucional e Direito Civil; e Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (2002-2002). Foi professor titular do programa de pós-graduação stricto sensu (mestrado) da UNIP (2004-2007). Foi membro do Ministério Público do estado de São Paulo (1973-76). Ingressou na Magistratura em 1976, tendo sido Presidente do Tribunal de Alçada Criminal de São Paulo (2002-04). Desembargador do Tribunal de Justiça do estado de São Paulo (TJ-SP), onde atualmente exerce o cargo de Corregedor Geral da Justiça. Membro da Academia Paulista de Letras (APL) tendo exercido a sua Presidência no período de 2007 a 2010, onde atualmente é Secretário-Geral. Professor titular da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), da Sociedade Padre Anchieta de Ensino S/C Ltda. e da UNINOVE, além de ministrar aulas de Ética na Escola Paulista da Magistratura. É autor de diversos artigos científicos, publicados em periódicos qualificados junto ao QUALIS - Capes, textos jornalísticos, livros e capítulos de livros em obras coletivas, com repercussões especialmente nos temas de Ética, formação e recrutamento de juízes e estrutura do Poder Judiciário brasileiro. Participou também de diversos eventos e bancas examinadoras de graduação e pós-graduação.


Imagens Relacionadas

Fonte: ASCOM - TJPI