Notícias JORGE DA SILVA (20/11/2018 - 18:19)      

ESMEPI E PARCEIROS OFERECEM CURSO COM DOUTOR JORGE DA SILVA

A Escola Superior da Magistratura do Estado do Piauí, a Associação dos Magistrados piaienses e o Governo do Piauí, realizarão nos próximos dias 06, 07 e 08 de dezembro, no Auditório do Tribunal de Justiça, com abertura marcada para 08:00 horas, o curso "Os Desafios dos Três Subsistemas de Justiça Criminal: o Policial, o Penitenciário  e o Judicial, e o Recrudescimento da Violência do Crime e da Criminalidade", com carga-horária de 20 horas-aula.

O curso será ministrado pelo Doutor Jorge da Silva, que é cientista político. Doutor em Ciências Sociais pela UERJ e professor-adjunto / pesquisador-visitante da mesma universidade. Professor conteudista do Curso EAD de Tecnólogo em Segurança Pública (UFF - CEDERJ / CECIERJ). Criado no hoje chamado Complexo do Alemão, no Rio, serviu antes à PM, corporação em que exerceu o cargo de chefe do Estado-Maior Geral. Foi também secretário de Estado de Direitos Humanos/RJ. É vice-presidente da LEAP Brasil (´Law Enforcement Against Prohibition Brazil´ (Agentes da Lei Contra a Proibição)).

O Curso parte da premissa de que os desafios do Sistema de Justiça Criminal lato sensu, visto como constituído pelos subsistemas Policial (Polícia Judiciária e Polícia Ostensiva), Penitenciário e Judicial, vão além da abordagem técnico-jurídica, assim como não se limitam a respostas legislativas de cunho penal. Há importantes aspectos que, se incorporados às análises e às tomadas de decisão, poderão otimizar o desempenho do Sistema como um todo e de cada um dos seus componentes em particular. Uma coisa é o objetivo imediato do mesmo, ou seja, a aplicação da justiça criminal caso a caso; outra é a compreensão de que a sua função não é descolada do objetivo societário (prevenção geral) de proporcionar segurança e paz às coletividades, seja em nível nacional, regional ou local. O Curso incorpora aportes da Criminologia Crítica, de base sociopolítica, implicando que as políticas públicas de prevenção primária, de médio e longo prazos, ganhem relevo, com o ser humano ocupando o centro das suas preocupações do poder público. E o Subsistema Policial, ademais da sua função preventivo-repressiva, é tomado como instrumento de mediação de conflitos no espaço comunitário.

O curso é aberto à comunidade e a inscrição é gratuita, e está disponível no site da ESMEPI: www.esmepi.org.br

 

PÁGINA DO CURSO INSCRIÇÃO - CLIQUE AQUI


Fonte: ESMEPI