Notícias Nota de Pesar (23/01/2017 - 09:17)      

NOTA DE PESAR - Des. Paulo Freitas

N O T A D E P E S A R

A Escola Superior da Magistratura do Estado do Piauí, recebeu com tristeza e imensa consternação a notícia sobre a morte do Desembargador Paulo de Tarso Mello e Freitas, seu fundador e patrono, e através de sua Diretoria, com a anuência de todos os seus integrantes e servidores, apresenta a presente Nota de Pesar.

Faleceu hoje, em Teresina (PI), vítima de pertinaz moléstia, o Desembargador Paulo de Tarso Mello e Freitas, nascido nesta Capital no 02 de março de 1930.

Bacharelou pela Faculdade de Direito do Piauí, em 1953. Foi Advogado. Promotor público, vereador e Delegado de Polícia da Capital piauiense.

Pertencente à tradicional família piauiense, o pranteado extinto deixou a marca positiva de sua atuação, como cidadão, como amigo leal, como exemplar pai de família e como magistrado.

Na magistratura, notabilizou-se por sua atuação independente, corajosa, criativa e proba, passando a ser conhecido em todo o país.

O Desembargador Paulo Freitas, foi, ainda, o idealizador e criador da Escola da Magistratura Piauiense, destacando-se como seu primeiro Diretor.

Ocupou todos os cargos de direção do Tribunal de Justiça do Piauí e do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, exercendo, por conseguinte, os cargos de Presidente, Vice-Presidente e Corregedor.

Exerceu, ainda, interinamente, o cargo de Governador do Estado do Piauí.

Era membro da Academia Piauiense de Letras, de que foi presidente, tendo publicado vários trabalhos, dos quais se destacam “O Menor no Direito do Trabalho” e “Sentenças no Crime”.

Como professor da Universidade Federal do Piauí, notabilizou-se pelo vasto conhecimento, sendo, portanto, respeitado e admirado por todos.

Teresina, 23 de janeiro de 2017.

 

Desembargador EDVALDO PEREIRA DE MOURA

- Diretor da ESMEPI -


Fonte: ESMEPI