Imagem de Admin User
Juízes preparam-se para Curso de Aperfeiçoamento da Atividade Judicante
por Admin User - quarta, 16 janeiro 2013, 11:36
 

Inicia hoje, 14 de janeiro, a partir das 14 horas, o Curso de Aperfeiçoamento da Atividade Judicante, realizado em parceira com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – ENFAM, Escola da Magistratura do Estado do Piauí – ESMEPI, e Tribunal de Justiça do Piauí. Juízes de diversos pontos do país foram convidados pela ENFAM para compartilhar conhecimentos com os magistrados piauienses sobre metodologias aplicadas em processos relativos às Varas dos Feitos da Fazenda Pública. Os Juízes foram recebidos na manhã de hoje, para a preparação do curso, no auditório do TJPI, pelos magistrados Virgílio Madeira Martins, Juiz Auxiliar da Presidência do TJPI e Oton Mário Lustosa, Juiz titular da 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública e Desembargador Edvaldo Moura, Diretor da ESMEPI. Em seguida, os Juízes visitaram a sede das Varas dos Feitos da Fazenda Pública de Teresina.

O curso de Aperfeiçoamento tem previsão de 34 horas de duração, no período de 14 a 18 de janeiro, e objetiva formar grupos de estudo e trabalho para desenvolver ações estratégicas e instrumentos a serem aplicados no contexto das atividades judicantes de Varas competentes para os Feitos da Fazenda Pública do Estado do Piauí. Ao todo, 14 pessoas, entre magistrados e assessores de diversos estados do País, trocam conhecimentos em metodologias empregadas, com 12 juízes de comarcas do interior do Piauí. Cada juiz selecionou dez processos atendendo critérios estipulados pela ENFAM. Além dos juízes de comarcas interioranas, as duas Varas de Fazenda Pública de Teresina, também enviarão processos para análise, sob a coordenação de um dos seus magistrados. Ao final do curso, os participantes deverão elaborar um manual de boas práticas.

O Juiz Auxiliar da ENFAM, Ricardo Chimenti, afirmou durante a preparação dos Juízes para o curso que a principal ideia é “formar multiplicadores de conhecimento, agregando experiências e buscando formar soluções para as atividades do Judiciário”.